Como combinar almofadas com o sofá
Além de oferecer mais comodidade, elas têm o poder de transformar a decoração
Dica extra: combinar um sofá com revestimento em tonalidade viva com almofadas em tom pastel da mesma cor, ou vice e versa, pode ser bastante interessante.
1. Use o círculo cromático
Você já ouviu falar sobre o círculo cromático? Ele é uma ferramenta fundamental para o design e ajuda a criar combinações de cores harmoniosas, que podem ser entre cores complementares, cores análogas ou cores complementares decompostas.
Entenda como o círculo funciona:
Cores complementares
Elas são as cores opostas umas às outras e apresentam um maior contraste entre si, como o roxo e o amarelo. Quando a ideia é ser ousado, brincar com as cores complementares é uma excelente ideia. Cuidado com tons muito vibrantes, que podem se ofuscar.
Cores análogas
Lado a lado no círculo, os tons análogos, quando combinados, ajudam a criar uma unidade de cor no espaço. Se as tonalidades escolhidas forem do tipo fria, o ambiente esbanja sofisticação e formalidade. Se forem do tipo quente, imprimem descontração e informalidade ao espaço.
Cores complementares decompostas
Uma pirâmide com 3 cores igualmente distantes entre si forma a tríade de cores complementares decompostas, como azul, verde e vermelho. Elas proporcionam um efeito de alto contraste sem abrir mão da harmonia.
Para facilitar a combinação das almofadas com o sofá e também com o restante da sua decoração, utilize o círculo cromático para escolher as cores da sua composição sem errar.
3. Brinque com os padrões de estampas
Quer acrescentar novas formas à decoração sem mexer no seu mobiliário? Aposte nas padronagens distintas das almofadas. Uma almofada com estampa miúda combinada com uma peça com desenhos mais espaçados cria impacto visual sem dispensar o equilíbrio.
Dica extra: deixe as almofadas lisas, sem estampas, na parte de trás da composição para sustentar o conjunto.
4. Explore diferentes formatos e tamanhos
Redondas e quadradas, grandes e pequenas: é possível combinar diferentes formatos e tamanhos de almofadas para criar uma composição interessante, fugindo do previsível.
A medida 45x45cm é a mais fácil de encontrar. Para quebrar o padrão, acrescente pelos menos uma unidade de um modelo redondo ou retangular (ou ambos) para destacar o composé.
5. Inclua modelos com texturas
Incorporar tecidos com texturas é outra boa maneira de inovar na combinação de almofadas com o sofá. Elas podem ser bordadas, trançadas, de tricô ou crochê, com paetês e até mesmo de pelúcia; tudo vai depender se você deseja uma atmosfera mais jovial ou clássica.
Dica extra: cuidado com exageros. Muitos elementos diferentes acabam por brigar entre si. Combine a almofada texturizada com tecidos lisos, de preferência.
Preparado para dar uma cara nova à decoração da sua sala com a combinando almofadas com o sofá? Aproveite as dicas e renove o visual do seu espaço com estilo e personalidade.
Procurando mais inspiração para o décor? Siga o nosso perfil no Instagram.

